Postagens populares

domingo, 16 de outubro de 2011

Exercícios de revisão para o 2º ano: Romantismo e Arcadismo


brasao color                    Governo do Estado do Rio de Janeiro         
                    Fundação de Apoio à Escola Técnica
                    Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitscheck

                    Disciplina: Literatura

            Professor (a): _Neide Amorim_________________

                    Aluno (a): ______________________________________________ Nº: _____
                    Turma: ____________      Data: _______ / _______ / _______
EXERCÍCIOS DE REVISÃO – PROVA  3ª ETAPA
1.       Leia o texto de Álvares de Azevedo a seguir e responda as questões propostas:



Idéias Íntimas (fragmentos)
“Parece-me que vou perdendo o gosto
(...) Passo as noites aqui e os dias longos;
Dei-me agora ao charuto em corpo e alma;
(...) Meu pobre leito! Eu amo-te contudo!
Aqui levei sonhando noites belas;
As longas horas olvidei libando
Ardentes gotas de licor doirado,
Esqueci-as no fumo, na leitura
Das páginas lascivas do romance...

Meu leito juvenil, da minha vida
És a página d’oiro. Em teu asilo
Eu sonho-me poeta, e sou ditoso,
E a mente errante devaneia em mundos
Que esmalta a fantasia! Oh! Quantas vezes
Do levante sol entre odaliscas
Momentos não passei que valem vidas!
Quanta música ouvi que me encantava!
Quantas virgens amei!(...)
Ó meus sonhos de amor e mocidade,
Por que ser tão formosos, se devíeis
Me abandonar tão cedo... e eu acordava
Arquejando a beijar meu travesseiro?

Parece que chorei... Sinto na face
Uma perdida lágrima rolando...
Satã leve a tristeza! Olá, meu pajem,
Derrama no meu copo as gotas últimas
Dessa garrafa negra...

(...) E no cérebro passam delirosos
Assomos de poesia... Dentre a sombra
Vejo num leito d’oiro a imagem dela
Palpitante, que dorme e que suspira,
Que seus braços me estende...

Eu me esquecia:
Faz-se noite; traz fogo e dois charutos
E na mesa do estudo acende a lâmpada...”

a) Destaque os versos do poema que, ironicamente, destroem a idealização amorosa.

b) Pode-se entender, por meio da última estrofe do poema, que a viagem foi encerrada? Por quê?

c) Que tipo de visão o eu lírico tem quando sob os efeitos do álcool?

d) De que modo o eu lírico tornava as “longas
horas” menos dolorosas?

e) Que sonhos criava quando se encontrava no leito?
2.  Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?
a)Arcadismo / Iluminismo
b)Arcadismo / Racionalismo
c)Arcadismo / Anti-Classicismo
d)Barroco / Contra-Reforma
e)Romantismo / Revolução Industrial

3. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a)Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
b)Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
c)Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)
d)Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
e)Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres

4. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a)Fábula do Ribeirão do Carmo
b)Caras Chilenas
c)Marília de Dirceu
d)Uruguai
e)Vila Rica
O texto abaixo é um típico poema árcade, da autoria de Manuel Maria Barbosa du Bocage. Leia-o e responda às perguntas a seguir:


Convite à Marília

Já se afastou de nós o Inverno agreste
Envolto nos seus úmidos vapores;
A fértil Primavera, a mãe das flores
O prado ameno de boninas veste:

Varrendo os ares o sutil nordeste
Os torna azuis; as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros, e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste:

Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo:

Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!


Vocabulário:
Boninas: tipo de flor.
Nordeste: vento que sopra do nordeste.
Adejam: voam.
Lograr: gozar, desfrutar.

Há pelo menos dois temas árcades principais que são desenvolvidos em cada uma das partes do poema. Diga quais são eles e exemplifique citando passagens do texto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. No poema, há elementos que evocam o Classicismo, tanto na forma quanto no conteúdo. Quais são eles? Explique.
___________________________________________________________________________________________________
6. . “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”
O fragmento acima, de um poema de Gonçalves Dias caracteriza o:
a) nacionalismo
b) mal do século
c) culto ao fantástico
d) pessimismo
e) fantasmagórico
7. Sobre o Romantismo brasileiro é correto afirmar que:
a) teve como obra inicial Iracema, de José de Alencar
b) trata da temática sagrado X profano
c) tem como contexto histórico o Iluminismo
d) de modo geral, os poetas têm uma visão da mulher de forma real, não idealizada
e) em sua segunda fase, apresentou poetas cuja inclinação para o mistério e a morte os colocava sobre o clima do “mal do século”





Nenhum comentário:

Postar um comentário