Escola Técnica Estadual Juscelino kubitschek
Turmas: 310, 311, 320, 321, 331
Professora: Neide
Tema: 2ª geração do Romantismo
Professora: Neide
Início : sécXVIII na Inglaterra expandindo-se na Alemanha ( onde mais se destacou ), e depois por toda a Europa e o mundo, chegando a monopolizar a literatura universal até meados do sé. XIX.
Características:
1. Liberdade criadora ( o conteúdo é mais importante que a forma, são comuns deslizes gramaticais )
2. Versificação livre:
3. Dúvida, ceticismo, dualismo
4. Tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo, masoquismo, cinismo, auto-destruição;
5. Fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação ( escapismo, evasão)
6. Desilusão adolescente;
7. Idealização do amor e da mulher;
8. Subjetivismo.
9. Egocentrismo
10. Saudosismo (saudade da infância e do passado)
11. Noturnismo, atração pela noite;
12. Consciência de solidão
13. Objetivação da morte; fuga total e definitiva da vida, solução para os sofrimentos;
14. Sarcasmo, ironia.
Pálida à luz da lâmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar, na escuma fria Pela maré das águas embalada! Era um anjo entre nuvens d'alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! o seio palpitando Negros olhos as pálpebras abrindo Formas nuas no leito resvalando Não te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti - as noites eu velei chorando, Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo! |
1) Na primeira estrofe do poema, é feita uma descrição que envolve diversos elementos naturais.
a) Quem é a pessoa descrita?
b) Os elementos naturais empregados contribuem para uma caracterização material ou imaterial da pessoa descrita? Por quê?
2) Da primeira para a segunda estrofe do texto, a luz que circunda a pessoa descrita sofre alteração. Que tipo de alteração ocorre? Justifique com palavras ou expressões do texto.
3) Nos dois tercetos do poema, a luz já é vitoriosa e pode –se ver com maior clareza o objeto da descrição.
a) Que relação há entre o movimento do dia e o movimento da pessoa descrita?
b) Que palavras ou expressões do texto demonstram que essa pessoa se mostra de modo mais corporificado e sensual?
4) Nas duas quadras, a virgem é descrita de modo vago e imaterial; nos tercetos, ela é corporificada e sensual.
a) Que sentidos contraditórios expressa o vocativo: “meu anjo lindo”?
b)Que tipo de relação mantém o eu lírico com a mulher amada?
5)Pesquisar sobre Fagundes Varela e Casimiro de Abreu:
Procurar algumas poesias dos autores citados acima e destacar as características ultra- românticas dos mesmos.
preciso das respostas dessas questões
ResponderExcluirmuito obrigado!
Tem o gabarito para enviar agora?
ResponderExcluirPreciso das respostas das questões acima
ResponderExcluirPreciso da respostas
ResponderExcluirPreciso da respostas
ResponderExcluirCadê as respostas ?
ResponderExcluirBoa pergunta
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