Postagens populares

sexta-feira, 9 de março de 2012

Para os alunos do 3º ano

Escola Técnica Estadual Juscelino kubitschek
Turmas: 310, 311, 320, 321, 331
Professora: Neide
Tema: 2ª geração do Romantismo
Professora: Neide

Início : sécXVIII na Inglaterra expandindo-se na Alemanha ( onde mais se destacou ), e depois por toda a Europa e o mundo, chegando a monopolizar a literatura universal até meados do sé. XIX.
Características:

1.      Liberdade criadora ( o conteúdo é mais importante que a forma, são comuns deslizes gramaticais )
2.      Versificação livre:
3.      Dúvida, ceticismo, dualismo
4.      Tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo, masoquismo, cinismo, auto-destruição;
5.      Fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação ( escapismo, evasão)
6.      Desilusão adolescente;
7.      Idealização do amor e da mulher;
8.      Subjetivismo.
9.      Egocentrismo
10.  Saudosismo (saudade da infância e do passado)
11.  Noturnismo, atração pela noite;
12.  Consciência de solidão
13.  Objetivação da morte; fuga total e definitiva da vida, solução para os sofrimentos;
14.  Sarcasmo, ironia.

Álvares de Azevedo : Pálida à Luz
Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar, na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! o seio palpitando
Negros olhos as pálpebras abrindo
Formas nuas no leito resvalando

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando,
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!
1)    Na primeira estrofe do poema, é feita uma descrição que envolve diversos elementos naturais.
a)    Quem é a pessoa descrita?

b)    Os elementos naturais empregados contribuem para uma caracterização material ou imaterial da pessoa descrita? Por quê?


2)      Da primeira para a segunda estrofe do texto, a luz que circunda a pessoa descrita sofre alteração. Que tipo de alteração ocorre? Justifique com palavras ou expressões do texto.


3)      Nos dois tercetos do poema, a luz já é vitoriosa e pode –se ver com maior clareza o objeto da descrição.
a)    Que relação há entre o movimento do dia e o movimento da pessoa descrita?

b)    Que palavras ou expressões do texto demonstram que essa pessoa se mostra de modo mais corporificado e sensual?

4) Nas duas quadras, a virgem é descrita de modo vago e imaterial; nos tercetos, ela é corporificada e sensual.
a) Que sentidos contraditórios expressa o vocativo: “meu anjo lindo”?

b)Que tipo de relação mantém o eu lírico com a mulher amada?

5)Pesquisar sobre  Fagundes Varela e Casimiro de Abreu:
Procurar algumas poesias dos autores citados acima e destacar as características ultra- românticas dos mesmos.


7 comentários: